Os membros da Comissão Nacional Multissectorial para a Salvaguarda do Património Cultural Mundial (CNMSPCM) consideram satisfatório o cumprimento das recomendações da UNESCO sobre a cidade de Mbanza Kongo.
A conclusão saiu da primeira sessão ordinária do ano da referida comissão, orientada pela Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, que se realizou terça-feira [16.05.2023] na cidade de Mbanza Kongo, província do Zaire.
Durante o encontro, os membros da comissão constataram que parte considerável das recomendações da UNESCO sobre Mbanza Kongo foi já cumprida pelo Executivo angolano, enquanto outras recomendações estão em fase de implementação.
Entre as acções já materializadas, destacam-se a remoção das antenas metálicas de telecomunicações no centro da cidade, o funcionamento do sistema de gestão transversal do sítio histórico, a elaboração de uma estratégia local de gestão do turismo e dos indicadores de monitorização precisos na base de valor universal excepcional.
Em fase de concretização, está a construção do novo aeroporto de Mbanza Kongo fora do perímetro urbano e a consequente descativação do actual que se encontra no centro da cidade. A elaboração do regulamento urbano e a colaboração com outros países no domínio da investigação científica sobre os sítios do antigo Reino do Kongo, de implementação contínua, estão igualmente em curso.
A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, chegou na manhã de terça-feira [16.05.2023] no Município do Mbanza Kongo, Província do Zaire, onde presidiu, no mesmo dia, a 1ª Sessão Ordinária da Comissão Nacional Multissectorial para a Salvaguarda do Património Cultural Mundial.
Criada ao abrigo do Despacho Presidencial 25/18, de 5 de Março, e recentemente actualizada ao abrigo do Despacho Presidencial nº 93/23, de 3 de Maio, compete à comissão coordenada pela Vice-Presidente da República conservar e promover a gestão participativa do Património Cultural Nacional, e adequar os instrumentos legais destinados à protecção dos bens classificados como Património Cultural Nacional Mundial.
Durante a estada de 48 horas na histórica cidade de Mbanza Kongo, a Vice-Presidente da República visitou igualmente locais de interesse para a referida Comissão e empreendimentos sociais da Província, com destaque para as Ruínas do Kulumbimbi, o Cemitério dos Reis do Kongo, bem como as obras do futuro Aeroporto “Nimi a Lukeni” e do Hospital Geral do Zaire.